No dia 08 de outubro diversas personalidades reuniram-se na Faculdade de Direito da USP, mais especificamente na Sala dos Estudantes para um ato de apoio a candidata a Presidência da República Dilma Roussef. Estiveram presentes Professores da USP, vereadores, líderes sindicais e de movimentos agrários, o Senador Suplicy além de outras pessoas interessadas e temerosas com o futuro do Brasil.
O tema discutido foi, sobretudo, a violência dos ataques e falsas ideologias difundidas e alijadas pela mídia brasileira. A filósofa Marilena Chauí também esteve presente e teceu duras críticas a oposição e inverdades fomentadas contra a candidata Dilma e lamentou também que num país cujo se almeja o desenvolvimento econômico, político, social e, acima de tudo humano, um grupo de poucas pessoas manipulam a opinião pública através dos meios de comunicação de massa. (Ver vídeo abaixo)
Chauí condena a atitude das três famílias que dominam a mídia brasileira, as Organizações Globo, o Grupo Editorial Abril - sobretudo, através da Revista Veja e o Grupo da Folha de São Paulo que possui ainda o site UOL e o Instituto de Pesquisas Datafolha. A filósofa comenta que é necessário impedir que essas três famílias decidam em quem devemos votar e, obviamente, esses meios de comunicação possuem um candidato, José Serra. É preciso ressaltar, que o ex-governador de São Paulo quando exercia o seu mandato naquele Estado fez um contrato de pouco mais de 34 milhões de reais com a Editora Abril, proprietária da Revista Veja. A mídia escolheu o candidato Serra não pelas propostas ou projetos em favor do povo brasileiro, mas para ter um aliado no Governo Federal. A imprensa está fazendo o possível para mudar a opinião pública, sobretudo, a partir de temas polêmicos como aborto e ateísmo. Chauí afirma que a oposição da candidata Dilma está promovendo uma enorme discussão para tirar a oponente de cena, assim como tentaram fazer com Obama nos Estados Unidos. Lá não deu certo e, provavelmente por aqui tampouco.
 |
A única matéria que até então a Revista Veja ainda não publicou sobre o candidato Serra. |
|
|
|
|
O Professor Otavio Pinto e Silva em seu discurso (vide vídeo) menciona que o José Serra não precisa do Partido Verde (PV) pois ela já conta com o PVeja (Partido da Veja). O candidato José Serra, ainda ontem, no debate realizado na TV Bandeirantes, disse que o PT estava apelando ao dizer que a mídia estava a seu lado. Vários intelectuais, cientistas políticos e demais pessoas já perceberam o proselitismo de muitos meios de comunicação em favor do Serra. Não há como negar o apoio.
O vereador Jamil Murad fez várias observações enquanto político e cidadão brasileiro concernente as mudanças que foram feitas nas gestões do Governo Lula. Geração de empregos, inclusão social, pessoas egressas da pobreza passaram a fazer parte da classe média, programas de bolsas de estudos para jovens de baixa renda (PROUNI), aumento das Universidade Federais, pagamento das dívidas externas, em outras palavras, o nosso país mudou para melhor, falta muita coisa ainda, contudo depende da continuidade do modelo de Governo implantado por Lula.
O objetivo desta matéria não é manipular a opinião alheia, mas defender o direito a verdadeira democracia assim também como a cidadania. Cada pessoa tem o direito de escolher um candidato político, isso é inegável, todavia, é inaceitável que pessoas produzam informações e ideologias distorcidas sobre fatos e, acima de tudo, de pessoas. Vamos dizer não a manipulação da opinão pública pelos meios de comunicação, se não concordar, basta apenas refletir que a própria mídia elegeu Fernando Collor de Melo e depois o derrubou, tentou persuadir as pessoas de que Lula iria mudar as cores da bandeira do Brasil, criar a bomba atômica além de outras mentiras. Infelizmente essa prática hedionda de se fazer política está voltando, mas precisamos acabar com tais intenções. O povo precisa refletir sobre isso.
Sugerimos que vejam os vídeos na barra lateral esquerda.