domingo, 27 de março de 2011

SBT Repórter destaca Patrimônio Cultural do sertão

Visitantes, autoridades e cientistas do mundo inteiro já percorreram suas trilhas, grutas e sítios arqueológicos para conhecer o berço do primeiro homem americano no Parque Nacional Serra da Capivara (525 km de Teresina), considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Agora, é a vez do Brasil inteiro, através da televisão, descobrir um pouquinho dos segredos que fazem dessa região do Piauí um dos destinos turísticos mais desejados do planeta. É que nessa segunda-feira, às 23h15 o SBT vai apresentar, em seu campeão de audiência, o SBT Repórter, um programa totalmente dedicado ao potencial arqueológico da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.


Você vai conhecer esta região que esconde tesouros arqueológicos e paisagens inesquecíveis. Além da temida onça-pintada da caatinga, esse patrimônio pré-histórico guarda uma fauna repleta de animais ameaçados em outras áreas do sertão e uma flora que tem como destaque os cactos e as plantas espinhentas que caracterizam a caatinga, ambiente exclusivo do Brasil e do qual o Piauí é seu maior guardião.
Niéde Guidon concedendo entrevista a repórter do SBT.

Durante quase 30 anos a famosa Pedra Furada, um grande monumento geológico, levou a imagem do Piauí para os quatro cantos do mundo como uma atração imperdível do Parque Nacional Serra da Capivara. O que ninguém esperava, nem mesmo os pesquisadores que trabalham na região, é que a equipe do SBT Repórter fosse protagonizar a descoberta de uma outra Pedra Furada, tão imponente e bonita que pode levar o Instituto Chico Mendes, responsável pela administração da reserva, a pensar em abri uma trilha para o novo monumento geológico.

O programa SBT Repórter é o campeão de audiência da emissora paulista, no entanto, para produzir a reportagem que vai ao ar hoje para todo o Brasil, a direção da emissora deixou tudo a cargo dos profissionais que trabalham no Piauí sob a coordenação da diretora de jornalismo da TV Cidade Verde, Nadja Rodrigues. Além da jornalista piauiense, a equipe foi formada por Liana Paiva, jornalista reponsável pela produção, com imagens do cinegrafista Gustavo Cavalcante e apoio técnico do auxiliar Pablo Silva. Condutores de visitantes da Serra da Capivara, entre eles o historiador Mário Filho e o guarda-parque Júlio filho, completaram a equipe de campo.
Equipe do SBT repórter que visitou o Parque Nacional Serra da Capivara.

Além das belezas e de todo o patrimônio natural e cultura - o programa que é apresentado por César Filho, terá uma hora de duração e vai ao ar depois da novela Ana Raio e Zé Trovão - também vai mostrar aspectos econômicos, culturais e a influência da reserva ambiental nas cidades da região, gerando empregos e renda de uma forma sustentável. Um dos destaque é para a gastronomia local que vai do bode na brasa a galinha servida ao molho pardo, passando por receitas mais elaboradas que somente quem assistir ao programa terá o prazer de conhecer.
Nova pedra furada, recentemente descoberta.

Fonte: FUMDHAM
http://fumdham.org.br/fumdham_2011/news_fumdham_007.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário