quarta-feira, 29 de junho de 2011

O fóssil mais antigo da América

Osso com um desenho de um mamute encontrado na Flórida tem pelo menos 13 mil anos
 
Fóssil, que mostra a gravura de um animal de trombas, pode ser a prova de que a América foi habitada por seres humanos na idade do gelo.
Cientistas dataram um fóssil encontrado na cidade de Vero Beach, na Flórida, e descobriram que ele tem 13 mil anos. O fóssil é um osso de 38 centímetros, pertencente a um mamífero. No centro da peça, pode-se ver uma gravura de um animal com trombas caminhando – possivelmente um mamute ou mastodonte. Segundo os cientistas, a gravura foi produzida em plena era glacial, o que faz da peça o fóssil mais antigo já encontrado da presença de humanos na América.

A descoberta foi publicada no "Journal of Archaeological Science". Segundo os pesquisadores da Universidade da Flórida (UFA) e do Museu de História Natural do Museu Smithsonian, que dataram o fóssil, a descoberta prova que a América foi habitada por seres humanos na idade do gelo, e que estes conviveram com grandes mamíferos como os mamutes.

A peça foi descoberta em 2006 por James Kennedy, de 39 anos, um colecionador de fósseis amador que encontrou esse fragmento em um terreno próximo à jazida arqueológica de Old Vero, onde foram encontrados ossos humanos em escavações realizadas entre 1913 e 1916. Inicialmente, a comunidade científica encarou a descoberta com ceticismo, mas segundo a pesquisadora Barbara Purdy, "nenhum dos testes foi capaz de demonstrar que o fóssil e a talha são falsos".

Dennis Stanford, antropólogo do Museu de História Natural do Smithsonian e um dos autores do estudo, acredita que esse é um dos mais importantes achados de arqueologia na região. "Há centenas de gravuras de proboscídeos, isto é, animais com trombas, em paredes de cavernas ou em ossos na Europa, mas nenhum na América até agora", disse.

Por causa dos descobrimentos, a cidade de Vero Beach e o condado de Indian River aprovaram uma série de resoluções para proteger a jazida arqueológica. 

Fonte: Revista Época
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI243678-15224,00-O+FOSSIL+MAIS+ANTIGO+DA+AMERICA.html

2 comentários:

  1. Além de ser demasiadamente interessante este achado, esta descoberta aquece ainda mais a discussão sobre as teorias do Povoamento das Américas!

    ResponderExcluir