quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Humanos deixaram a África mais cedo do que se pensava

Cientistas que descobriram ferramentas pré-históricas em um deserto arqueológico nos Emirados Árabes Unidos defendem a ideia de que os humanos saíram da África 20 mil anos antes do imaginado, num período de aquecimento durante a Era do Gelo.

Os estudos mostram que um período de mudanças climáticas, há 130 mil anos, teria diminuindo os níveis do mar e criando rios e lagos navegáveis na Península Arábica. Os humanos modernos - que surgiram na África há 200 mil anos - tiveram então uma nova rota através dos desertos do norte da África direto para onde hoje fica o Oriente Médio.

As várias ferramentas encontradas tem a concepção característica dos africanos pré-históricos, o que, segundo os pesquisadores, garante que eles migraram para a Arábia. Acreditava-se que os humanos haviam deixado a África pelo vale do Nilo ou pelo Extremo Oriente.

O coautor das pesquisas e arqueólogo aposentado da Universidade de Tübingen, na Alemanha, Hans-Peter Uerpmann, disse em uma coletiva de imprensa que até hoje se pensava que o desenvolvimento cultural havia sido fundamental para a saída dos humanos da África, mas as novas descobertas mostram que foi o meio ambiente a chave para isso.

Fonte: Revista National Geografic
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/noticias/280718_noticias.shtml?AR

Nenhum comentário:

Postar um comentário