domingo, 27 de fevereiro de 2011

Stonehenge: uma nova teoria

Engenheiro britânico sugere que construtores do monumento neolítico usaram casulos de vime para transportar as enormes rochas
Stonehenge: círculos de pedra enigmáticos da pré-história.

A construção do Stonehenge, famoso círculo de pedras do período Neolítico que está localizado no sul da Inglaterra, é um dos mais conhecidos e intrigantes enigmas da história. De tempos em tempos, novas teorias surgem para tentar explicar como uma sociedade primitiva, que nem mesmo a roda conhecia, conseguiu mover enormes rochas com cerca de quatro toneladas cada e empilhá-las a mais de 320 km de distância da jazida de onde foram retiradas.
Atualmente não há um consenso entre os cientistas sobre a funcionalidade e os possíveis construtores destes megálitos.
No mês passado, foi a vez de Garry Lavin, engenheiro e apresentador de programas da BBC, divulgar sua hipótese: para ele, os construtores do Stonehenge envolveram as torres de pedra em vime, formando uma espécie de “casulo” para a rochas, que puderam, então, ser roladas. Essa técnica também permitiria que os blocos flutuassem na água, o que explica a travessia de alguns rios e córregos entre a jazida das pedras e o local onde o círculo foi montado.
Cientistas demonstrando sua teoria através de experimentos.
Questionado pelo jornal britânico Daily Mail a respeito da origem dessas ideias, Lavin explicou que sempre achou improvável a hipótese de que os construtores do Stonehenge tivessem arrastado as enormes rochas, devido ao atrito com o chão. “O ponto chave é pensar na tecnologia que sempre esteve ao redor daqueles homens”, disse o engenheiro. Apesar de não explicar como as rochas teriam sido empilhadas, a teoria de Lavin tem sido bem aceita pelos estudiosos do monumento neolítico.
Rascunhos da técnica empregada, provavelmente, pelos construtores de stonehenge.
Qualquer que seja sua validade, essa nova teoria se junta a um enorme hall de hipóteses que há séculos tentam resolver o enigma de Stonehenge. Antes da publicação das ideias de Lavin, os últimos a propor uma tese nova foram pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Segundo eles, os construtores do monumento usaram várias bolas de madeira e pedra que, quando colocadas sob as enormes rochas, permitiam que elas rolassem. Hipóteses como essa dividem espaço com outras ideias bem mais absurdas, que atribuem a construção de Stonehenge ao lendário mago Merlin e até a extraterrestres.
Jamais saberemos, de fato, como Stonehenge foi construído, pois seus idealizadores não estão mais entre nós!
Fonte: Revista História Viva
http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/stonehenge_uma_nova_teoria.html

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1334166/Stonehenge-built-rolling-stones-using-giant-wicker-baskets.html?ito=feeds-newsxml

Nenhum comentário:

Postar um comentário