sábado, 10 de outubro de 2009

O grande macaco


Existem muitos questionamentos acerca da espécie humana, o principal e mais instigante deles é quem somos nós? De onde viemos? Quem criou o universo? Qual o destino da humanidade? Mas, existem também várias respostas e diversas teorias. A teoria do Criacionismo, por exemplo, defende que os seres humanos são na verdade uma criação divina, essa explicação se apóia na Bíblia de Judeus e Cristãos. No Evolucionismo, o ser humano passou por mudanças físicas e biológicas ao longo de milênios ou mesmo de milhões de anos, neste caso, evoluir significa transformar-se e não aprimorar como algumas pessoas imaginam. Existe a teoria do Big Bang (grande explosão) na qual o universo surgiu a partir de uma grande explosão, surgindo assim, o cosmos, nosso sistema solar e a vida no planeta terra. Para alguns biólogos, a vida no planeta pode ter surgido a partir de bactérias oriundas de outros planetas, transportadas por meteoritos. Alguns povos indígenas têm uma explicação própria fundamentada nos mitos sobre a origem da natureza, da vida e de suas divindades, cada povo indígena possui seus mitos sobre a origem do que se conhece como “mundo”. As ciências humanas, principalmente Antropologia, Arqueologia e História seguem a teoria do evolucionismo, de Charles Darwin, Naturalista Britânico. Esta teoria encontra-se no livro A origem das espécies de 1859. Segundo Darwin, as espécies se submetem a processos de mudanças físicas e biológicas gerando outras espécies ou novas espécies de seres vivos. Isso Darwin chamou de Seleção Natural. Muitos religiosos condenam a tese de Darwin, contudo com vistas da ciência e da razão é a teoria mais plausível que se conhece até o momento. Para Charles, os indivíduos mais aptos de cada espécie são os genitores ou promotores de novas linhagens de indivíduos mais seguros e fortes para enfrentar o ambiente no qual vivem. Várias ciências admitem a consistência da teoria de Darwin, porém isso não acontece com a religião, que vê essa teoria como uma heresia ao produto da criação divina.
Voltando a questão humana, principalmente sob a ótica da Antropologia, Arqueologia e História é bastante comum observar em alguns livros a teoria de que o homem vem ou descende do macaco, mas segundo André Langaney, geneticista do Museu do Homem de Paris, o homem é um macaco. Muitos manuais e livros de história alegam que o homem evoluiu do macaco, isso não é verdade. Homem e macaco são variações genéticas de um mesmo ancestral, em outras palavras, existiu uma espécie há cerca de 7 milhões de anos ou mais que promoveu o surgimento da espécie humana e dos macacos. Essa teoria é corroborada pela genética e outras ciências que analisaram os genes de humanos de várias regiões do nosso planeta comparando com o de chimpanzés, por exemplo, e o resultado 99% de semelhança entre as duas espécies. Todavia, mesmo assim algumas pessoas são relutantes em aceitar tais pesquisas e evidências, isso pode ser explicado pela variabilidade de formas de conhecimentos existentes, para alguns, nós humanos somos produtos da vontade divina, da fusão de bactérias, da criação espontânea do universo e a mais segura de todas até o momento, somos o resultado de um longo processo evolutivo até concluir no gênero homo sapiens sapiens. Por conseguinte, esta pesquisa que conclui que humanos e primatas são parentes muito próximos merece credibilidade? Charles Darwin poderia ser taxado de herege por promover uma explicação científica para as origens das espécies? Esses questionamentos suscitaram polêmicas no meio acadêmico e científico quando publicadas. Portanto, o debate permanece aberto para aqueles que possuem destreza e flexibilidade em analisar as diversas explicações existentes até o momento.  

O futuro da humanidade ainda é incerto, assim também como a própria origem da humanidade. O que se sabe até o momento sobre o gênero humano ainda é bastante preliminar e inconclusivo, porém, com os avanços tecnológicos e surgimento de novas ciências fica mais evidente e contundente a teoria nas quais seres humanos e macacos são parentes muito próximos, até que se prove o contrário.

2 comentários:

  1. Muitoo bom chicoo a historiaa!!
    qual vai ser o proximo assunto?

    ResponderExcluir
  2. Oi Chico, tudo bem?
    Eu entrei no seu blog, gosto muito.
    Nao posso comprender como ainda tem gente que acredita na teoria da creacao do homem de forma divina, qualquer pessoa pode observar a natureza, ver as semelhanzas com o macaco. Somente e observacao!
    Voce acha que tem muita gente que ainda nao acredita na teoria do Evolucionismo? Eu vi o resultado dos votos, nao consegui escriver a opiniao mais si votar!
    Eu acho que e muito interessante!
    Parabens Chico!
    Aproveito pra enviar lembrancas.

    ResponderExcluir