terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cachoeirinha acolhe deputados que votaram contra a educação


            No pleito que se aproxima, a população de Cachoeirinha, aparentemente, acolheu de braços abertos deputados estaduais que votaram contrariamente a proposta de aumento salarial e valorização dos professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Estadual. Os Deputados João Fernando Coutinho e Esmeraldo Santos, ambos de outras cidades. Os dois deputados juntamente com mais trinta e dois (total de 34) votaram na Assembléia Legislativa do nosso Estado a favor do Governador Eduardo Campos, vetando medidas que favoreciam o desenvolvimento e melhorias na Educação pública de Pernambuco. Os vencimentos dos professores que antes eram de 60% foram reduzidos para 20%, o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) foi modificado implicando em perdas significativas para os Servidores Públicos e Profissionais da Educação de Pernambuco.
            Em Cachoeirinha, além do acolhimento de boa parte da população, os automóveis, casas residenciais e comerciais, bicicletas, e fachadas foram decoradas com propagandas político partidárias destes candidatos, inclusive, há casas que receberam dinheiro, ofertas de emprego e bens materiais pela propaganda de tais políticos. Os dois candidatos a reeleição em suas propagandas sonoras expõem obras e realizações que, coincidentemente só revelaram nestes meses que antecedem a eleição, obras como a construção de uma nova caixa d’água para aumentar o abastecimento e fornecimento de água, evitando assim o racionamento, a construção da Academia das cidades, obras que por mero acaso só apareceram e foram conferidas a tais deputados, neste período. O que chama a atenção também é que a maioria dos políticos quando realizam obras públicas, com financiamento de nossos impostos (verbas públicas, erário) anunciam como se fossem construções pessoais, faraônicas e não sociais e coletivas. Lembrando que as nossas cidades não dispõem de proprietários, mais apenas de regentes, governantes, intendentes, que de antemão, obedecem (em teoria) à vontade e interesses coletivos. A Compesa é uma empresa estatal, isso é notório, contudo, as obras são realizadas sem intermédio ou aval de qualquer deputado, depende apenas da administração interna, só em casos excepcionais (que não é o caso da construção de uma mera caixa d’água) é realizada uma plenária para discussão. O Deputado João Fernando Coutinho juntamente com o seu pai o Candidato a deputado federal Augusto Coutinho está anunciando que foi responsável pela pavimentação de várias ruas de bairros em Cachoeirinha. Outra coincidência, que só foi mencionada no período eleitoral. Vale ressaltar que tais deputados só apareceram em Cachoeirinha neste período eleitoral. No período de exercício de seus respectivos mandatos, os deputados e candidatos a reeleição praticamente não visitaram nossa cidade, aparecendo, fortuitamente somente agora. Coincidência?
            Cachoeirinha é uma cidade que tem um grande artesanato, sobretudo, produção e confecção de artefatos cunhados em couro e aço, além de uma crescente produção de queijos e derivados do leite, possui também, a segunda maior feira de gado do interior de Pernambuco, mesmo assim, as obras públicas que são realizadas por aqui se resumem a pavimentação de ruas. Isso é muito pouco para uma cidade que tem um crescimento econômico irrisório. Obras de maior relevância como Saneamento público, Segurança, melhorias na educação, capacitação de jovens, infra-estrutura, valorização e concessão de créditos aos artesãos locais são medidas políticas efêmeras ou mesmo inexistentes! Nossa cidade dispõe de provavelmente 20 mil habitantes e temos como prioridade pavimentação de ruas. Cachoeirinha não dispõe de creche, teatros, cinemas, quadras públicas, Projetos de desenvolvimento sustentáveis, estádio de futebol público, cooperativas para defesa de interesses de artesãos e produtores de queijo, resumindo, nossa cidade não cresce por insuficiência econômica, mas por políticas públicas nocivas ao desenvolvimento local.
            Se porventura tais deputados forem reeleitos não acredito que estes venham trazer benefícios para nossa cidade e demais cidades, pois, as expensas que estes deputados investem para reeleição não serão suprimidas pelos salários que irão receber na Assembléia Legislativa. O que esperar de um deputado que nada fez por sua cidade natal – Esmeraldo Santos – de São Caetano? Quais as perspectivas de um deputado egresso de cidades que foram gravemente atingidas pelas enchentes de 2010 – João Fernando – de Água Preta?
            Os dois deputados juntos tiveram pouco mais de sessenta (60) mil votos na última eleição, é uma votação muito expressiva, porém, perguntem aos moradores das cidades que auferiram votos a tais políticos sobre as obras, benefícios, investimentos e recursos públicos angariados por eles aos municípios visitados e apoiados, decerto, a resposta será negativa. O que é mais estarrecedor é que há profissionais da Educação que vão votar nesses respectivos candidatos!
            Devemos ter muita cautela na escolha dos nossos representantes públicos, pois, serão quatro  e oito anos de poder (deputados e senadores, respectivamente). Para não incorrer em erros, precisamos analisar com acuidade o currículo de cada candidato para assim evitarmos os políticos torpes que sempre aparecem no período eleitoral.

4 comentários:

  1. Que tal AUGUSTO COUTINHO E A VELHA RAPOSA MENDONÇÃO que vc e sua família sempre acompanharam... é na última eleição vcs votaram em ESMERALDÃO!!!!!!!!!!! que contradição kkkk, porém seguiram o PAJÉ éééééé PROFESSOZINHO

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo professor Francisco Sobral: Quero parabeniza-lo pela coragem de publicar o artigo acima e dizer que muitas pessoas tem vontade de dizer o que sentem, mas tem medo de serem repreendidas. A nossa cidade merece ter uma atenção melhor para a Cultura, infelizmente existem pessoas que não tem interesse em lutar por isso. Falta uma divulgação melhor sobre as feiras de couro e aço e eu só conheço a rádio COURAÇO que luta por isso e Narciso Silva que fez um pequeno espaço para divulgar o artesanato de Cachoeirinha. Mas uma andorinha só não faz verão. Repito uma frase de W.Marson que escreveu em 1928 "Não adianta treinar e desenvolver as pessoas para um trabalho ou uma função contra seu self"

    ResponderExcluir
  3. Em resposta ao anônimo: A opção política de minha família não diz respeito ao que penso. Seria contraditório de minha parte, votar em tais candidatos e ainda mais votar neles. Já votei no Candidato Roberto, isso é fato, porém, as políticas públicas desenvolvidas aqui neste municípios são prejudiciais a cidade. Obrigado pelo Professorzinho, preciso mesmo, me considero ainda muito jovem, contudo, não tenho medo de assumir o que sou e o que penso, jamais votei em troca de cargos públicos, o que parece ser típico de seu caráter!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Olá Cláudio Omena, Kakau, como vai?
    Assumir as ideias numa cidade como a nossa, Cachoeirinha, é de fato muito difícil, pois a sociedade Cachoeirinhense não é aberta as diferenças políticas, econômicas e ideológicas. Cachoeirinha tem tudo para despontar economicamente e culturalmente, todavia, enquanto a cidade estiver nas mãos dos agiotas, nossos anseios não passam de uma mera utopia.

    ResponderExcluir